Entender o que são os créditos de energia solar, e como eles funcionam, é extremamente importante para quem pretende economizar no pagamento de contas. Basicamente, a luz solar pode fazer com que você pague menos na sua conta mensal.
Apesar de parecer um universo complicado, garantimos que esse mercado é bastante simples. A seguir, além do conceito, e de entender como funciona, você também poderá conferir outras informações essenciais sobre o mercado de créditos de energia solar.
Confira o artigo a seguir para entender mais sobre os créditos solares e como eles podem te ajudar a economizar!
O que é um crédito de energia solar?
Os créditos de energia solar são as sobras da energia que foram geradas por seu equipamento, mas que não foram utilizadas. Esse valor, por mais que muitos não saibam, pode acabar rendendo algumas vantagens para os donos dos aparelhos.
A quantidade de energia que não foi utilizada acaba retornando para a concessionária da região. Então, esse saldo que não foi usado acaba sendo transformado em crédito de energia solar, e pode ser utilizado por quem o gerou.
Os créditos podem ser usados para abater valores da sua conta de luz, promovendo a economia em sua casa ou empreendimento. No geral, é possível utilizar os créditos gerados dentro de um período de até 60 meses.
Contudo, é preciso verificar se as sobras realmente existem. Durante o dia, seu equipamento pode receber muita luz solar, porém, é necessário levar em consideração que, durante a noite, a energia capturada serve para abastecer o seu imóvel.
No entanto, ainda assim, se o saldo a mais realmente existir, o excedente acabará sendo abatido, de forma automática da sua conta de energia. O cálculo que equivale os kWh em crédito de energia solar é feito automaticamente, para tornar a operação mais prática.
Diferença entre os dois sistemas disponíveis
Atualmente, os sistemas de energia fotovoltaicas são divididos em dois grupos: on-grid e off-grid. A diferença entre eles é pequena, porém, ainda assim, é necessário estar atento a isso se você pretende contar com créditos de energia solar na sua conta.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles, para que você escolha o correto quando for aproveitar os seus créditos. Apesar do nome diferente, garantimos que os seus conceitos são extremamente simples de serem entendidos. Confira!
Entendendo melhor o sistema on-grid
O sistema on-grid é ligado diretamente à rede de energia pública, ou seja, também conta com ligação elétrica. Porém, esse tipo de abastecimento só existe quando a energia solar não é suficiente para abastecer ao imóvel do proprietário de uma placa solar.
Assim como, se existe falta, é possível pegar a luz elétrica comum, quando muita energia solar é acumulada, também é possível fazer uma troca. No sistema on-grid, quando o abastecimento excede o esperado, a sobra se transforma em crédito de energia solar.
Sendo assim, se pretende utilizar os créditos de energia solar, esse é o sistema ideal para isso. O único ponto que merece atenção aqui é que, para que essa operação aconteça, é necessário que o sistema utilizado tenha um registro em conjunto com a distribuidora.
Entendendo melhor o sistema off-grid
A grande diferença entre os dois tipos é que o sistema off-grid não é ligado à rede pública. Ele é muito utilizado por empreendimentos ou imóveis que estão em regiões isoladas, onde não existe abastecimento público de energia que abarque a região.
Apesar de ainda estar disponível para quem pretende contar com energia solar, ele não é o mais utilizado por quem precisa de crédito. Além disso, caso o abastecimento não seja suficiente, não tem como recorrer à energia elétrica, logo, muita atenção com esse aspecto.
Créditos de Energia Solar como podem gerar economia?
Além da diminuição no valor da fatura, também é possível contar com descontos em outros tipos de impostos atuais. Ou seja, além de atingir diretamente as suas finanças de forma positiva quando falamos de conta de luz, ele também auxilia em outras questões.
Um bom exemplo disso é que, até 2015, toda energia que fosse adicionada à rede elétrica sofria com tributação. Contudo, após esse período, esses tributos passaram a ser optativos, e a grande maioria dos estados do Brasil isentaram os usuários de energia solar da cobrança.
Ou seja, grande parte deles acaba escapando do pagamento de ICMS pela energia adicionada à rede elétrica. No entanto, os estados de Santa Catarina, Paraná e Amazonas ainda contam com as cobranças de pé, logo, muita atenção com essa questão.
Além disso, os créditos de energia solar estão isentos do Cofins e do Pis, diminuindo ainda mais a tributação sobre essa “moeda” do mercado. O veredito foi dado com a publicação da lei nº 13.169, muito comemorada por quem utiliza a energia solar sustentável.
Por último, ainda podemos destacar que os créditos de energia solar também podem ajudar a pagar a fatura de compensação por posto horário, muito comum em nosso país. Se você não sabe sobre o que se trata, nós explicaremos o posto horário de maneira rápida.
Basicamente, por consumirem muita energia, alguns estabelecimentos pagam mais caro por ela em horário de pico. Dessa forma, um empreendedor acaba pagando 5 vezes mais durante algumas horas do dia, por conta de todo o seu gasto.
Para solucionar esse problema, os créditos podem ser utilizados, para compensar os gastos. No entanto, é preciso destacar que, para que isso aconteça, é necessário que o sistema fotovoltaico consiga produzir 5 vezes mais energia, para compensar os gastos.
De toda forma, é possível contar com uma boa quantidade de descontos ao utilizar os créditos de energia solar. No fim, o benefício é sentido no seu bolso assim que a compensação começa a acontecer, e o melhor, é que você ajuda o planeta dessa forma.
Entre para o universo dos créditos de energia solar sem burocracia
Após fazer a instalação dos seus painéis de energia fotovoltaica, e cadastrar o equipamento na companhia de energia, os créditos de energia solar já podem ser gerados normalmente. Porém, o processo pode contar com algumas complicações indesejadas em seu decorrer.
É comum que alguns processos burocráticos aconteçam, contudo, sabemos que isso acaba afastando muitas pessoas que queriam investir no meio. Para esses casos, nós, da Orbis, temos a solução perfeita para a sua situação.
Ao contar com nossos serviços, é possível economizar sua energia de maneira prática, sem burocracia, sem a necessidade de investir nada. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site e venha nos ajudar a transformar o nosso mundo em um lugar mais sustentável!